segunda-feira, 14 de agosto de 2017

QUATRO PATOS NUM LAGO


Quatro patos num lago,
uma orla ervada por afago,
azul primaveril no firmamento,
brancas nuvens ao vento:
que breve momento
a ser por anos lembrado,
em lágrimas recordado!



William Allingham (1824 - 1889) (¹)







(Versão de Pedro Belo Clara a partir do original compilado em "Irish Verse, An Anthology by Bob Blaisdell" - Dover Publications, 2002)








(1) Nascido em Ballyshannon, na região de Donegal, William Allingham, não obstante ter sido um funcionário de alfândega, granjearia fama através dos seus poemas de motivos bucólicos, retratando fielmente e com especial sensibilidade cenas e gentes da vida rural irlandesa. "The Faeries", "As Fadas", um dos seus primeiros poemas, ainda hoje pela crítica competente é considerado um dos seus mais bem conseguidos trabalhos. 
Notabilizou-se como uma das principais figuras literárias do movimento Pré-Rafaelita, instaurado em Londres com intenções de ruptura mediante o academicismo inglês e os preceitos classicistas ainda vigentes. O grande poeta W. B. Yeats confessou ter sido substancialmente influenciado pelo trabalho de Allingham. 
Na capital inglesa, precisamente, viria o poeta a falecer aos 65 anos. As suas cinzas foram levadas para a terra natal, tendo sido colocadas no cemitério da igreja local. 
Neste pequeno poema em particular, do qual se manteve o esquema de rima original, sobressai, quase à boa maneira do haiku, a arte de reter em palavras a imagem apreendida, deixando transparecer os efeitos que a mesma causou no "observador-poeta". Influências realistas e naturalistas fazem-se sentir. 
Posteriores autores transformaram este poema numa bonita canção infantil, ainda hoje cantarolada em diversas escolas primárias de língua inglesa. 










("Four ducks on a pond", by Alexander M. Koester)




Sem comentários:

Enviar um comentário