terça-feira, 14 de agosto de 2018

A VACA TRESMALHADA


Há muito tempo atrás, as proximidades do lago chamado Llyn Barfog¹ eram habitadas por fadas. As águas do lago eram escuras e profundas e nunca lá se havia avistado um peixe. As fadas costumavam sair ao crepúsculo das noites de verão, vestidas de verde, acompanhadas pelos seus cães e pelas suas cabeças de gado, todas elas do branco mais puro. Porém, raramente se deixavam ver.

Um dia, um agricultor que passava ali perto teve a sorte de avistar um dos Gwartheg y Llyn². E logo resolveu capturá-lo. A partir desse dia, a sua sorte mudou. Tornou-se rico e abastado, pois o leite da vaca das fadas era o melhor da região e toda a gente o queria comprar. O mesmo acontecia com o queijo e a manteiga, que se tornaram dos alimentos mais cobiçados e fizeram da Fuwch Gyfeirliorn³ o animal mais famoso da zona. 

No entanto, o homem ficou tão rico que enlouqueceu e começou a ficar com medo de que a vaca encantada se tornasse demasiado velha para dar leite. Decidiu, pois, engordá-la e ir vender a sua carne no mercado.

No dia anunciado para matar o animal, todos os vizinhos vieram assistir à matança. O agricultor, indiferente aos gemidos da vaca e aos seus olhos suplicantes, amarrou-a e o carniceiro levantou o machado, pronto a desferir o golpe fatal. Nesse instante, ouviu-se um grito agudo e estridente, vindo dos confins do bosque junto da povoação, que paralisou o braço do carniceiro e este deixou cair o machado. Olhando na direcção do grito, as pessoas viram a figura de uma mulher, vestida de verde, que, em pé em cima de um rochedo, os olhava, de braços abertos. De repente, começou a cantar numa voz sonora e profunda:

Vem, Einion,
Vem, Vaca do Lago,
Volta para casa.

Assim que as palavras morreram no ar, a Vaca Tresmalhada e toda a sua prole, até á quarta geração, dirigiram-se para o lago. Percebendo o que estava prestes a acontecer, o agricultor correu atrás do gado, mas não conseguiu alcançá-lo. Quando finalmente chegou junto do lago, cansado e ofegante, apenas teve tempo de ver a mulher vestida de verde, rodeada pelas cabeças de gado, a desaparecer na superfície escura das águas. A marcar o lugar do seu desaparecimento apareceu um lírio-d´água de cor amarela.

Rapidamente o agricultor perdeu toda a sua fortuna, mas muito poucos tiveram pena dele por ter tentado matar o animal que lhe tinha dado tanto dinheiro.




(Conto extraído de "Os Tylwyth Teg ou Povo Belo").






(Tradução de Angélica Varandas in "Mitos e Lendas Celtas do País de Gales", Clássica Editora, 2012








(1) Lago do Homem Barbudo.


(2) Gado do Lago.


(3) Vaca Tresmalhada.








6 comentários:

  1. A ambição é um dos muitos males dos gananciosos que desconhecem os valores da solidariedade e da partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida. E pela sua ingratidão o pobre homem teve a respectiva paga. Bem severa, acrescente-se. Curioso como um conto tão antigo ainda se mantém actual.
      Muito obrigado pela sua visita! Até breve.

      Eliminar
  2. Um conto maravilhoso, através do qual e uma vez mais se pode avaliar a mesqu8inhês do ser humano e a sua ambição e soberba, com desprezo pelos outros, a começar pelos animais e ambiente.
    A partir de hoje, no lírios amarelos no leito do nosso rio Vizela, tão maltratado pela poluição, eu irei recordar sempre este conto.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Um conto maravilhoso, através do qual e uma vez mais se pode avaliar a mesqu8inhês do ser humano e a sua ambição e soberba, com desprezo pelos outros, a começar pelos animais e ambiente.
    A partir de hoje, no lírios amarelos no leito do nosso rio Vizela, tão maltratado pela poluição, eu irei recordar sempre este conto.
    Parabéns!
    Comentário de Pedro Marques, marido de Ester Monteiro

    ResponderEliminar
  4. Pedro Belo Clara PROFÉTICO UM HINO À LITERATURA FANTÁSTICA, ASSIM A NOSSA FADA DO CÉU 🌹NOSSA SENHORA DE FÁTIMA VAI TOMAR SOB SEU MANTO AZUL, TODO O GADO BRASILEIRO: CIDADÃOS HONESTOS E FRÁGEIS,PISOTEADOS E AVASSALADOS PELOS PODEROSOS QUE 🤔SUGAM TODO O LUCRO PRA SI, SEM DÓ E NEM PENA DOS VELHOS CRIANÇAS JOVENS E PAIS DE FAMÍLIA. 👏

    ResponderEliminar