segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

ESCÓCIA SOBRENATURAL – Episódio 6


BRUXAS DISFARÇADAS DE OVELHAS
(Parte I)





    Ao anoitecer, um homem de Tiree¹ estava a caminho de sua casa, no extremo oeste da ilha, levando na mão uma arma que havia adquirido recentemente. 
    Num dado momento, acima da praia a que chamam Travay, avistou uma ovelha negra a correr na sua direcção através da planície de Reef. Alarmado pelos movimentos do animal, colocou uma pequena moeda de prata na sua arma; quando a ovelha se aproximou o suficiente, o homem apontou-a ao animal. 
   A ovelha negra transformou-se naquele mesmo instante numa mulher, que ele de pronto reconheceu, com uma capa grosseira puxada até ao cimo da sua cabeça. 
  A mesma mulher havia-o perseguido antes, e por várias ocasiões, especialmente sob a forma de um gato. Ela pediu-lhe que o seu segredo ficasse bem guardado, e o homem prometeu que agiria de acordo com o combinado.
  Porém, numa noite, estando ébrio na vila onde a mulher morava, acabou por contar a sua aventura e o nome da mulher nela envolvida. Em menos de quinze dias o homem morreu afogado, e a mulher, sobre quem já recaíam suspeitas de bruxaria, foi acusada de tal crime.







(Narrador anónimo, sabendo-se apenas que se trata dum nativo de Tiree. O relato foi editado pela primeira vez por J. G. Campbell, na obra “Witchtcraft and Second Sight in the Highlands and Islands of Scotland”, de 1902.)








(Tradução de Pedro Belo Clara a partir da versão editada por Neil Philip em "Scottish Folktales", Peguin Books, 1995.)












(1) Tiree é a ilha mais ocidental do complexo conhecido por "Hébridas Orientais" ou "Interiores", na Escócia. Possui uma história rica, e os primeiros indícios humanos nela encontrados remontam a uma antiguidade longínqua. Ademais, está historicamente ligada a São Columba, o monge irlandês que evangelizou a Escócia. Dotada de terrenos muito férteis (a origem gaélica do seu nome traduz-se por "terra de milho") e duma espantosa abundância de peixe, bem como excelentes condições para a prática do surf, a ilha albergava, de acordo com os últimos censos, pouco mais de seiscentas pessoas. O turismo é, pois, uma das suas maiores atracções. 











(Autor desconhecido.
Fonte: paintingvalley.com)


2 comentários:

  1. Estas lendas, histórias, são crenças do povo que absorvem a paisagem, os costumes,e as enriquecem com as pessoas misteriosas do lugar e as cria... são fantásticas.

    ResponderEliminar