domingo, 22 de agosto de 2021

ESCÓCIA SOBRENATURAL – Episódio 1



Estava uma noite em certa casa, em Balefuil¹, na companhia de vários rapazes. Quando estávamos todos sentados a conversar, vi a aparição duma mulher morta, envolta na sua mortalha, a dirigir-se para a casa. Dei uns passos atrás para a deixar passar. Ela continuou na direcção de Hugh Brown, de Manal¹, e foi como se o trespassasse. Imediatamente ele ficou pálido e indisposto, ergueu-se e saiu para o exterior. Sabendo o que se poderia passar com ele, segui-o. Lá fora começou a vomitar, e pouco depois começou a tomar os ares de quem vai desfalecer. Quando se recompôs, perguntaram o que lhe tinha acontecido. Ele disse que não sabia, mas que sentira um grande peso cair sobre si repentinamente, e então viu-se fatigado e doente, e prestes a desmaiar, e então pensou que se saísse dali e fosse apanhar ar fresco se sentiria melhor. Algum tempo depois, contei-lhe tudo o que tinha visto antes do caso se dar. 





- John MacDonald, de Balefuil.
(Relato colectado pela primeira vez na obra "Records of Argyll: Legends, Traditions and Recollections of Argyllshire Highlanders", de Archibald Campbell, 1885.)











(1) Localidades do condado de Argyll, situado na região ocidental da Escócia. 














(Tradução de Pedro Belo Clara a partir da obra de Neil Philip: "Scottish Folktales", Peguin Books, 1995.)











The Moon Over The Lake,
John Piper
(1903 - 1992)



2 comentários:

  1. Estranhos casos acontecem... vamos saber nos próximos episódios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei particularmente interessante neste livro haver um capítulo inteiro com relatos do género, datando quase todos eles do séc. XIX. Não são fenómenos modernos, de todo! Daí que tenha decidido começar a traduzi-los e partilhá-los por aqui.
      Grato pela visita.
      Beijos.

      Eliminar