quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O REGRESSO DE ROBIN


Robin Meredydd vivia na região de Carmarthenshire¹. 

Numa manhã de Verão, quando passeava pelos campos, ouviu um pequeno pássaro a cantar em cima de uma árvore. Encantado pelo cantar maravilhoso da ave, sentou-se debaixo da árvore a ouvi-la, até a música cessar. 

Quando se levantou, olhou em redor e ficou estupefacto, pois a árvore verde e cheia de vida, debaixo da qual se havia sentado era agora um tronco velho e apodrecido. Intrigado, regressou a casa. 

Encontrou-a coberta de hera e à porta estava um homem velho, que ele nunca tinha visto. 

- O que estás aqui a fazer?, perguntou Robin.

- E quem és tu para me insultares na minha própria casa?, resmungou o homem.

- Na sua própria casa?, repetiu Robin.

- Sim, esta é a minha casa - afirmou o homem. Como te chamas?

- Chamo-me Robin Meredydd e, ainda há poucos minutos, saí daqui, da casa onde moro, e fui até ao campo, onde fiquei a ouvir o cantar de um pássaro numa árvore.

- Robin, és mesmo tu?, perguntou o homem velho. Muitas vezes ouvi o meu avô, teu pai, a chorar a tua ausência. Partiram muitos homens à tua procura, mas uma mulher sábia avisou que tinhas sido levado pelas fadas e que só voltarias quando a velha árvore secasse. Vem, entra comigo em casa, querido tio, pois eu sou o teu sobrinho.

O homem velho pegou na mão de Robin e levou-o para dentro de casa, mas Robin desfez-se em pó ao atravessar a soleira da porta. 










(Conto extraído de "Os Tylwyth Teg ou Povo Belo".)












(Tradução de Angélica Varandas in "Mitos e Lendas Celtas do País de Gales", Clássica Editora, 2012.)















(1) É uma região situada na zona sudoeste do País de Gales, tendo a cidade de Carmarthen como o seu centro administrativo. É actualmente um lugar de grande turismo, principalmente pelos seus três castelos, dois portos de consideráveis dimensões, um torneio anual de golfe e algumas praias de destaque. 













("Barefoot Boy Daydreaming",
Norman Rockwell (1894 - 1978))


Sem comentários:

Enviar um comentário